Como o intestino pode influenciar no seu emagrecimento ?

Você já deve ter ouvido falar que o intestino é super importante a ponto dele ser considerado nosso segundo cérebro. Mas agora quero te mostrar a influência dele com a obesidade, ou melhor, como deixá-lo saudável pode ajudar no seu processo de emagrecimento.

Nosso intestino é composto por uma variedade de bactérias e, em menor proporção, fungos, vírus e outros microrganismos, que mantém esse ambiente (microbioma) em equilíbrio. A grande questão aqui é quando essa composição de bactérias e microrganismos, chamado microbiota, se altera gerando um desequilíbrio entre o que chamamos de “bactérias boas” e ¨bactérias ruins”. Estudos vem demonstrando uma influência da microbiota intestinal no controle de peso, já que quando há alteração na composição das bactérias intestinais ocorre uma maior extração e absorção das calorias dos alimentos, uma menor liberação de hormônios da saciedade, um aumento do armazenamento de gordura e danos na parede do intestino que faz com que facilite a passagem de substâncias que não deveriam passar, causando inflamação e consequentemente, levando ao desenvolvimento da obesidade.

E AGORA, NUTRI?

Calma. Apesar de ainda não estar determinado quais bactérias estão envolvidas neste processo, sabemos o que podemos fazer para mantermos o equilíbrio da nossa saúde intestinal, através da dieta que é um fator de grande influência na composição das nossas bactérias.

Então, antes de comprar probióticos nas farmácias, precisamos entender que é fundamental que essas bactérias boas dos probióticos, sobrevivam e continuem crescendo, portanto, o importante mesmo é dar alimentos a essas bactérias, neste caso, as fibras que estão presentes em frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, oleaginosas, etc. e com isso garantir alimentos para que elas possam fermentar e produzir substâncias benéficas e anti-inflamatórias.

Ainda assim, se você quer consumir probióticos, também conseguimos adquiri-los através da nossa alimentação, como por exemplo em iogurtes fermentados (Kefir), sendo que a associação de probióticos com prébióticos, os chamados simbióticos, é a melhor forma para modularmos nossa microbiota intestinal, mantendo-a em equilíbrio e consequentemente diminuindo risco de diversas doenças, incluindo a obesidade, segundo alguns estudos.

Fique atento para mais informações aqui no site e também nas minhas redes sociais @larissamonteironutri, lá disponibilizo mais dicas sobre alimentação e emagrecimento.

Cuide-se! Um beijo da Nutri,
Larissa Monteiro.

Referência:
Crovesy L, Masterson D, Rosado EL. Profile of the gut microbiota of adults with obesity: a systematic review. Eur J Clin Nutr. 2020 Sep;74(9):1251-1262. doi: 10.1038/s41430-020-0607-6.

Sergeev IN, Aljutaily T, Walton G, Huarte E. Effects of Synbiotic Supplement on Human Gut Microbiota, Body Composition and Weight Loss in Obesity. Nutrients. 2020 Jan 15;12(1):222. doi: 10.3390/nu12010222.



Quer Ler mais textos sobre nutrição e emagrecimento?

Como posso te ajudar?