Muita gente não entende por que o médico solicita para alguns pacientes perda de peso no pré-operatório de cirurgias bariátricas, mas aqui vão 2 motivos IMPORTANTES para a perda de peso e a mudança do padrão alimentar no PRÉ-OPERATÓRIO:
1. A perda de peso pré-operatória, reduz em 10% o risco de complicações no pós-cirúrgico (parece pouco, mas não é! Eu te garanto.);
2. Efetividade na perda de peso pós cirurgia;
MAS, COMO ASSIM? Calma, eu vou explicar
A perda de peso é importante porque um Índice de Massa Corporal (IMC) e uma circunferência da cintura maior, ou seja, parede abdominal espessa/gordura intra-abdominal e maior volume e gordura no fígado são os fatores mais comuns de complicações cirúrgicas, tendem a causar mudança no tipo de cirurgia (da via laparoscopia para cirurgia aberta) e aumentam o tempo de internação.
Pacientes com IMC entre 35 e 40Kg/m2 tendem a ter estoques de açúcar, água e gordura no fígado em maior quantidade, o que dificulta o cirurgião na hora de afastar esse órgão para manipular o estômago e o intestino, dado tamanho da inflamação formada. Além disso, alguns estudos destacam as carências nutricionais no paciente obeso e, quando eles vão para a cirurgia, com deficiências de nutrientes, o risco de complicações, dificuldade de cicatrização, anemia, etc. são ainda maiores, inclusive porque para recuperar deficiências nutricionais em um paciente com menor volume no estômago e menor absorção de macro e micronutrientes (devido cirurgia) será ainda mais difícil. Estudos relatam que os pacientes obesos já possuem desnutrição proteica no pré-operatório e pela dificuldade na digestão de proteínas e maior demanda na cicatrização no pós operatório, a porcentagem de massa muscular (que já é pouca nesse paciente) ficará ainda menor, complicando ainda mais a composição corporal.
DEFICIÊNCIA DE NUTRIENTES ANTES DA CIRURGIA
A vitamina D, por ser solúvel em gordura, é uma que apresenta maior deficiência no paciente obeso pré-cirurgia, além destas outras vitaminas como E, K e A, que também são solúveis na gordura, estão em menores níveis no sangue desses pacientes, pois ficam “presas” nas células de gordura e não conseguem fazer sua função nos outros órgãos.
Existem diversas vitaminas e minerais, como:
– Vitaminas B1: importante no metabolismo das células,
– Vitaminas B12 e B9: importantes na prevenção de doenças cardiovasculares,
– Ferro: que carrega o oxigênio para levar às demais células e é importante para a prevenção
de anemia
– Zinco e Cobre: importantes na defesa antioxidante e na imunidade,
– Magnésio: importante fator para reações enzimáticas e atividade neuromuscular
– Selênio: importante para a imunidade e nas enzimas de detoxificação são outros exemplos de nutrientes que, segundo estudos, estão deficientes na maior parte desta população e a correção dos mesmos para a cirurgia é FUNDAMENTAL para um pós cirúrgico efetivo.
Além disso, no pré-cirúrgico serão orientadas formas de escolhas alimentares mais saudáveis, alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, suplementação (quando necessário), importância da mastigação e tirar todas as dúvidas para que você vá mais tranquilo e consequentemente obtenha uma perda de peso efetiva no pós-cirúrgico tanto a curto quanto a longo prazo.
Portanto, antes de realizar a cirurgia, encontre uma equipe multidisciplinar que irá te acompanhar por toda essa etapa melhorando seu organismo no pré-operatório, para um pós-operatório ainda melhor! São diversas as estratégias nutricionais INDIVIDUALIZADAS que fazemos para cada momento desse processo e por ser algo personalizado, a suplementação também será. Ter uma equipe especializada que poderá te auxiliar durante todo o processo da
cirurgia bariátrica é extremamente importante.
Para mais dicas sobre nutrição e cirurgia bariátrica, me segue também no Instagram @larissamonteironutri
Cuide-se! Beijos da Sua Nutri,
Larissa Monteiro
Referências:
Mastaneh Rajabian Tabesh1 & Faezeh Maleklou1 & Fatemeh Ejtehadi1 & Zahra Alizadeh1 Nutrition, Physical Activity, and Prescription of Supplements in Pre- and Post-bariatric Surgery Patients: a Practical Guideline. Obesity Surgery. 2019
Schollenberger AE, Karschin J, Meile T, Küper MA, Königsrainer A, Bischoff SC, Impact ofprotein supplementation after bariatric surgery – a randomized controlled double-blind pilot study, Nutrition (2015),
Mohapatra S, Gangadharan K, Pitchumoni CS. Malnutrition in obesity before and after bariatric surgery. Dis Mon. 2020 Feb;66(2):100866.
Quer Ler mais textos sobre Cirurgia Bariátrica e Obesidade?
