Por que perda de peso é diferente de emagrecimento?

Quando falamos em perda de peso, estamos falando de uma perda mais geral, ou seja, de perder não só gordura, mas também massa muscular e água. Porém, quando pensamos em perder peso, não queremos perder massa muscular, não é mesmo? Exatamente por isso, muita gente questiona o método utilizado para avaliar o Índice de Massa Corporal (IMC), já que ele também utiliza o peso como um todo e não diferencia o que é gordura, massa muscular, osso ou água no nosso corpo.

Mas quando falamos em emagrecimento, estamos falando mais especificamente em diminuir nossa porcentagem de gordura corporal e assim, adquirir mais saúde, qualidade de vida e diminuir risco de desenvolver outras doenças.

Então, agora que você entendeu a diferença entre perda de peso e emagrecimento, precisamos ter em mente que o emagrecimento é um processo que envolve algumas mudanças, sejam mudanças nos hábitos e escolhas alimentares, iniciar uma atividade física, evitar excessos, diminuir o estresse, melhorar a qualidade do sono e hábito intestinal, entre outros fatores.

MAS CALMA, VAMOS AOS POUCOS.

Mudanças sempre são muito difíceis em qualquer área da nossa vida, certo? E com nosso estilo de vida não seria diferente. Mas o ponto importante disso tudo é entender que não precisa ser do dia para a noite, principalmente porque queremos que isso se torne um hábito e uma constância.

E POR ONDE COMEÇAR? Veja as dicas abaixo:

1. Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes no seu dia: Se você come apenas 1 fruta, aumente para duas. Se você consome salada apenas no almoço, inclua no jantar também. O objetivo é chegar a 400g de frutas (4-5 porções), verduras e legumes no dia. Ou seja, praticamente meio prato no almoço e meio prato no jantar;

2. Inclua alimentos integrais ou sementes/grãos: Comece incluindo sementes como chia ou linhaça nas frutas ou iogurtes. Tente intercalar o consumo de pão ou arroz ou macarrão de farinha branca por farinha integral.

3. Diminua o consumo de alimentos ultraprocessados: eles contêm uma quantidade de aditivos químicos, gorduras e excesso de açúcares que favorecem o sobrepeso e obesidade, aumentam risco de diabetes tipo 2, hipertensão, colesterol alto, etc.;

4. Retire os temperos industrializados, além de conter muito sódio e gordura, esse tipo de alimento contêm aditivos químicos que ajudam no processo de inflamação do nosso corpo como um todo, mas principalmente do nosso intestino e cérebro;

5. Aumente o consumo de água, a hidratação é fundamental para que nosso sangue fique mais fluido e tanto os nutrientes como o oxigênio possam chegar a mais células, ajudando no processo de emagrecimento;

6. Inicie uma atividade física ou busque ser mais ativo ao longo do dia, escolhendo ir de escada ao invés do elevador, por exemplo.

7. Cuidado com excesso de bebida alcoólica: não é só pelo valor calórico e pelo ganho de peso, mas também porque o excesso de álcool está associado a aumento no risco de gordura no fígado, câncer, entre outras doenças.

Vamos emagrecer juntos? Saiba mais sobre outros fatores que influenciam no seu emagrecimento nas minhas redes sociais @larissamonteironutri, lá você encontra dicas sobre este e outros assuntos relacionados a nutrição. Te espero por lá!

Cuide-se. Um beijo da Nutri,
Larissa Monteiro.




Quer Ler mais textos sobre nutrição e emagrecimento?

Como posso te ajudar?